Batizado Alunos de Capoeira Prof. Rafael Bidin
Acesse as fotos

No dia 30/11, tivemos o batizado das crianças da Capoeira do Prof. Rafael e a troca dos cordões, inclusive o próprio Prof. também fez a troca do seu cordão.

Parabéns aos alunos que estiveram presente e fizeram bonito.

1° Cordão: Nativo

Cor: Preto

Significado

O 1º Cordão:, NATIVO, representa o negro nativo antes da escravidão quando ainda vivia em sua terra natal dentro de seu habitat natural com sua família antes de ser brutalmente capturado e escravizado. O Cordão: nativo é de cor preta, pois simboliza o negro nativo, a cor preta, representa a cor de sua pele. O negro tinha uma vida normal com suas crenças e costumes, caçava, cultivava o plantio, tinha sua casa, família com mulher e filhos dentro de suas comunidades locais onde vivia em liberdade e comunidade na mais perfeita paz, mas suas alegrias e paz logo acabaram, pois com a chegada dos escraviza dores, o negro vivia tempos de guerra e luta pela sobrevivência, lutava para não ser capturado e traficado como escravo, mas o destino era a escravidão ou a morte.

2° Cordão: Escravo

Cor: Cinza

Significado

O 2º Cordão:, ESCRAVO, Cordão: cinza, significa a vinda dos escravos para o Brasil, o começo de tudo, a cor simboliza as correntes que os escravos eram presos e mantidos em cativeiros.

O 3º Cordão:, FUJITIVO, Cordão: cinza e preto, significa a fuga dos primeiros escravos, a cor simboliza a corrente partida na pele do negro.

4° Cordão: Quilombola

Cor: Bege

Significado

O 4º Cordão:, QUILOMBOLA, Cordão: bege, significa os escravos fugiam e abrigavam se no Quilombo dos Palmares, era um abrigo de negros, a cor significa a corda de sisal ou cipós que o negro usava para amarar suas vestes quando se tornava um guerreiro quilambola que eram de cor bege com um tom de marrom claro dai o nome quilambola e o significado da cor.

5° Cordão: Vagante

Cor: Bege e Vermelho

Significado

O 5º Cordão:, VAGANTE, com a formação dos quilombos os negros tinha um habitat onde viviam escondidos dos feitores, para a recuperação dos negros escravos as tropas de batalhas começaram a invadir, explodir os quilombos fazendo assim um verdadeiro massacre aquele que conseguiam fugir e sobreviver tornavam-se negros vagantes pelas ruas, pois não tinham casa, família nem onde ficar por isso o nome vagante e cor bege é da corda de sisal da veste que apenas os negros quilombolas usavam e o vermelho representa o sangue daqueles que morreram nesses massacres.

6° Cordão: Liberto

Cor: Vernelho

Significado

O 6º Cordão:, LIBERTO, Cordão: vermelho, os escravos recebiam a carta de alforria pôr não conseguiam moradia nem empregos então eles ficavam vagando pelas ruas e acabavam até roubando para poder se sustentar já que a sociedade não os lhe dava empregos, moradia e nem mesmo a sua família de volta e a única maneira de sobreviver a acabar roubando, alguns migravam para as fazendas tornado se escravos novamente nas fazendas tornado se escravos novamente no desespero da fome e miséria, outra maneira era as rodas de capoeira para atrair turistas e curiosos e assim ganhar algumas esmolas porem essa esmolas ao final das rodas eram colocadas em um saco que ficava amarrado no centro da roda e então o os negros faziam um jogo chamado santa Maria, onde o negro amarrava um lenço de ceda no pescoço e jogava com navalhas entre os dedos dos pés o lenço protegia o pescoço, pois a navalha não cortava a ceda e sim deslizava sobre ela e sendo para eles aquela única região onde um corte seria fatal devido à veia horta, levava o dinheiro aquele imobilizasse o oponente com movimentos e apanha-se o lenço com o dinheiro com a boca do chão, por isso que a liberdade é marcada por tanto sangue, sangue da sobrevivência de batalhas para conseguir a “liberdade”, que só veio realmente depois de muito tempo, e também sangue dos escravos que foram convocados para o batalhão da linha de frente” escudo humano dos soldados” da Guerra dos Farrapos e foram mortos a sangue frio. A cor simboliza o sangue daqueles negros que deram a vida pela liberdade, e acabaram morrendo sem nem si quer chegar perto dela.

7° Cordão: Estágio

Cor: Preto, Cinza, Bege e Vermelho

Significado

O 7º Cordão:,ESTAGIO, é adquirido quando o aluno conclui a 1ªetapa do curso de capoeira passando por todos os cordões do Nativo ao liberto e participando do batizado. O Cordão: simboliza os negros aos poucos conseguindo a liberdade e se unindo em grupos de capoeira muitos fugiam mais acabavam morrendo de doenças ou fome, as cores simbolizam todas as maldades que passaram desde nativo, com a cor preta, o vermelho o sangue é daqueles que morreram em busca de liberdade e também na guerra, o bege do sisal do guerreiro quilombola e o cinza simbolizando as correntes daqueles que quando os escravos não suportavam os maus tratos e as doenças, acabavam morrendo. O aluno recebe um certificado de conclusão da 1ª etapa do curso de capoeira e recebe o Cordão: de ESTAGIARIO, dando assim inicio a 2ª etapa do curso de capoeira, a formatura.

8° Cordão: Formado

Cor: Preto, Vermelho e Branco

Significado

O 8º Cordão:, FORMADO, é adquirido quando o aluno conclui a 2ª etapa do curso de capoeira que é o curso de estagiário. As cores representam preto da pele negra do nativo, vermelho do sangue do liberto e branco da paz e experiência.

Quando o aluno passa por todos os cordões e batizados do Nativo até Estagio ele conclui a 1ª etapa do curso de capoeira recebendo assim um certificado de Estagiário, a 2ª etapa é iniciada a partir do Estagiário, quando ele conclui o curso de Estagiário ele se forma no curso de capoeira onde ele recebe um diploma de formatura tornando se assim um aluno FORMADO.

9° Cordão: Professor

Cor: Vermelho e Branco

Significado

O 9º Cordão:, PROFESSOR, é adquirido quando o FORMADO inicia um trabalho com a capoeira exercendo a função de professor ensinando todo aprendizado que obteve. Isso pode ocorrer quando o aluno ainda é estagiário e exerce a função de professor de capoeira dando aulas a um grupo de novos alunos sem abandonar seu curso de estagiário quando ele concluir seu curso de Estagio ele receberá o Cordão: de PROFESSOR, pois o mesmo já exerce a função, quando o aluno se forma e ainda não da aula de capoeira ele recebe o Cordão: de formado e assim que ele começa a exercer a função de professor é feita à troca de seu Cordão: de formado por um Cordão: de PROFESSOR. O Cordão: vermelho e branco simboliza a liberdade dos negros porem as lembranças daqueles que morreram, a cor branca simboliza a liberdade e a paz dos sobreviventes que a procuraram à vida inteira, o vermelho é o passado cruel e todo o sangue derramado. As cores representam vermelho do sangue do liberto e branco da paz e experiência.

10° Cordão: Mestrando

Cor: Cinza e Branco

Significado

O 10º Cordão:, MESTRANDO, o Cordão: de mestrando é passado ao FORMADO e PROFESSOR, que permaneceu nos respectivos cordões por 10 anos e não conseguiu formar nenhum aluno do nativo ao formado, lembrando que ele deve manter algum tipo de treino com os alunos, ou com seu professor ou mestre, pois assim ele terá experiência e dedicação com o grupo FÊNIX, e terá o mérito de ser um MESTRANDO. A cor branca e cinza simboliza a liberdade, mais sem esquecer as lembranças do seu cruel passado, o cinza das correntes dos escravos e o branco da paz e experiência.

11° Cordão: Mestre

Cor: Branco

Significado

O 11ºCordão: MESTRE, este Cordão: é conquistado mediante a muito treino e dedicação quando um PROFESSOR consegue formar uma aluno desde o nativo ao a formado ele se forma MESTRE de capoeira. A cor Branca representa a paz que o negro buscava desde sua escravidão, a experiência adquirida com o passar de todos esses anos, os cabelos grisalhos e em sua forma maior a PAZ tão esperada que muitos só alcançaram com a própria morte em luta pela liberdade. Cabe aqui uma colocação muito importante , pois todos as pessoas que conquistaram o Cordão: de mestre merecem todo respeito possível pois certamente passaram por muitos obstáculos, lutas e vitórias axé a todos os mestres de capoeira.